Contato
R. Rosa Lotfi de Almeida Bueno, 155 Vila Nastri II, Itapetininga (SP). CEP: 18.206-390
Conforme a ABNT NBR 14725, publicada em 03/07/2023, que altera o nome da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) para FDS (Ficha de Dados de Segurança).
A FDS (Ficha de Dados de Segurança), antiga FISPQ, é um documento normalizado ABNT NBR 14725:2023, que fornece informações essenciais sobre os perigos de uma substância ou mistura (incluindo informações sobre o transporte, manuseio, armazenagem e ações de emergência) aos usuários destes produtos.
Segundo a MTE NR-26, a elaboração da FDS (FISPQ) é de responsabilidade da empresa fabricante ou importadora. Segue abaixo os tópicos da Norma:
“26.2.3 O fabricante ou, no caso de importação, o fornecedor no mercado nacional deve elaborar e tornar disponível ficha com dados de segurança do produto químico para todo produto químico classificado como perigoso.”
“26.2.3.1 O formato e conteúdo da ficha com dados de segurança do produto químico devem seguir o estabelecido pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.”
“26.2.3.2 Os aspectos relativos à ficha com dados de segurança devem atender ao disposto em norma técnica oficial vigente.”
A FDS (FISPQ), também, pode ser elaborada por uma empresa especialista em documentos de segurança para produtos químicos.
Composta de 16 seções obrigatórias, a FDS (FISPQ) deve ser elaborada seguindo as premissas básicas do GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals) e demais sistemas aplicáveis.
Identificação da empresa e do produto
Identificação de perigos.
Composição e informações sobre os ingredientes
Medidas de primeiros-socorros
Medidas de combate a incêndio
Medidas de controle de derramamento ou vazamento
Manuseio e armazenamento
Controle de exposição e proteção individual
Propriedades físicas e químicas
Estabilidade e reatividade
Informações toxicológicas
Informações ecológicas
Considerações sobre destinação final
Informações sobre transporte
Informações sobre regulamentações
Outras informações.
O fornecedor tem o dever de manter a FDS sempre atualizada, incluindo informações pertinentes a qualquer Seção da FDS, e de tornar disponível ao usuário/receptor a edição mais recente
FONTE: ABNT NBR 14725:2023
Normalizada pela ABNT NBR 14725, a FISPQ foi implementada no Brasil no ano de 1998, através do Decreto nº 2.657/98, responsável por promulgar a Convenção 170 da OIT- Organização Internacional do Trabalho.
A Convenção 170 estabelece algumas obrigatoriedades referentes ao Direito do Saber do Trabalhador, dentre elas “que o trabalhador tem o direito de conhecer os perigos dos produtos químicos manuseados na sua atividade de trabalho”.
A Portaria nº 229/11 do MTE- Ministério do Trabalho (que altera a Norma Regulamentadora- NR 26- Sinalização de Segurança) exige que o fabricante ou o fornecedor de substâncias ou misturas, elaborem e disponibilizem a FISPQ de todos os produtos químicos utilizados na empresa para todos os trabalhadores.
Para tanto, foi necessário à adoção de um novo sistema de comunicação de perigos nos locais de trabalho, o GHS (Globally Harmonized System of classification and labelling of chemicals – Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), para harmonizar os sistemas nacionais existentes.
Através de um único sistema global, com informações mais consistentes, as empresas podem cumprir as normas das agências reguladoras utilizando o mesmo conjunto de critério para a harmonização da comunicação de perigos.
O Decreto nº 2.657/98 foi revogado pelo Decreto nº 10.088/19, atualizando as informações referente a FISPQ.
A ABNT NBR 14725:2023 atualiza o nome da FISPQ para FDS (Ficha de Dados de Segurança).
FONTE: SHUTTERSTOCK
A FDS (FISPQ) é um documento de suma importância no ambiente de trabalho, pois traz informações sobre todos os produtos químicos utilizados pela empresa, que vão desde o manuseio correto destes produtos, até a tomada de ações em casos de emergência.
Sua correta utilização contribui para a prevenção de acidentes e para a segurança e saúde do trabalhador, visando à redução de doenças ocupacionais.
Para elaborar, revisar, traduzir ou adequar as FDS (FISPQ) de substâncias ou misturas de sua empresa, de acordo com as normas vigentes, solicite um orçamento!
Brasil
Alemanha
Argentina
Canadá
China
Dinamarca
Estados Unidos
França
Suécia
Brasil
Alemanha
Argentina
Canadá
China
Dinamarca
Estados Unidos
França
Suécia
Estamos há 23 anos auxiliando as empresas a trabalhar em conformidade com a legislação de produtos químicos.
FDS (FISPQ)
SDS, HDS e FDS
Ficha de Emergência
Ficha de Emergência Mercosul
FDSR – Ficha para resíduos
Rótulos de produtos químicos
AgroReceita – Receituário agronômico inteligente.
SoftFicha – FDS (FISPQ) e Fichas de Emergência.
A Sudeste oferece todo o conhecimento para que você e sua empresa trabalhem em conformidade com a legislação de produtos químicos.
R. Rosa Lotfi de Almeida Bueno, 155 Vila Nastri II, Itapetininga (SP). CEP: 18.206-390
2001-2024 © Todos os direitos reservados