Contato
R. Rosa Lotfi de Almeida Bueno, 155 Vila Nastri II, Itapetininga (SP). CEP: 18.206-390
Conforme ABNT NBR 14725:2023 e segundo os critérios de classificação de perigo do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado)
O Rótulo de um produto químico é um documento de comunicação de perigo, normalizado pela ABNT NBR 14725, que estabelece as informações de segurança relacionadas ao produto químico perigoso a serem incluídas na rotulagem. Os produtos químicos existentes no local de trabalho devem ser classificados quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores e essas informações devem estar disponíveis no rótulo.
A Rotulagem GHS, além de ter a função de identificar os perigos existentes de uma substância, é, também, muito importante para informar ao consumidor de forma clara, simples e objetiva, com relação as informações específicas dos produtos químicos, como identificação do produto, telefone de emergência, frase de precaução, palavra de advertências, entre outras.
Essas informações são importantes para evitar maiores danos em situações de possíveis acidentes que podem ser provocados com a exposição incorreta de determinadas substâncias.
Identificação e composição do produto químico
Pictograma(s) de perigo
Palavra de advertência
Frase(s) de perigo
Frase(s) de perigo
Frase(s) de precaução
Informações suplementares
Os fornecedores, sempre que necessário ou periodicamente, devem revisar as informações constantes no rótulo, com base na ficha de dados de segurança, a FDS (FISPQ), sempre atualizada.
FONTE: ABNT NBR 14725-3: 2017
A Portaria 2770/22, do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que altera a NR 26 (Sinalização de Segurança), estabelece que:
“O produto químico não classificado como perigoso a segurança e saúde dos trabalhadores, conforme o GHS, deve dispor de rotulagem preventiva simplificada que contenha, no mínimo, a indicação do nome, a informação de que se trata de produto não classificado como perigoso e recomendações de precaução”.
O Decreto nº 10088/19 (que promulga a Convenção 170 da OIT- Organização Internacional do Trabalho) estabelece a obrigatoriedade do fornecimento da FDS (FISPQ) para o trabalhador.
FONTE: SHUTTERSTOCK
A rotulagem de um produto químico é de extrema importância, pois, além de identificar os possíveis perigos de uma substância, é um dos meios utilizados pelo fornecedor para transmitir, de forma clara e objetiva, as informações do produto químico perigoso, essenciais ao seu público-alvo, de modo que os riscos de acidentes e os efeitos nocivos provocados pela exposição incorreta ao produto sejam minimizados.
Além disso, conforme a nova NBR 14725:2023, agora os fabricantes de produtos químicos também podem inserir QR Code nos rótulos GHS com um link para acessar e simplificar o acesso a FDS (FISPQ) – Ficha com Dados de Segurança do respectivo produto químico.
Conte a expertise da Sudeste Online para elaborar, revisar, adequar ou inserir QR Codes nos rótulos de produtos químicos de sua empresa, conforme as normas vigentes, solicite já o seu orçamento!
Brasil
Alemanha
Argentina
Canadá
China
Dinamarca
Estados Unidos
França
Suécia
Brasil
Alemanha
Argentina
Canadá
China
Dinamarca
Estados Unidos
França
Suécia
Estamos há 21 anos auxiliando as empresas a trabalhar em conformidade com a legislação de produtos químicos.
FDS (FISPQ)
SDS, HDS e FDS
Ficha de Emergência
Ficha de Emergência Mercosul
FDSR – Ficha para resíduos
Rótulos de produtos químicos
AgroReceita – Receituário agronômico inteligente.
SoftFicha – FDS (FISPQ) e Fichas de Emergência.
A Sudeste oferece todo o conhecimento para que você e sua empresa trabalhem em conformidade com a legislação de produtos químicos.
R. Rosa Lotfi de Almeida Bueno, 155 Vila Nastri II, Itapetininga (SP). CEP: 18.206-390
2001-2024 © Todos os direitos reservados